domingo, 10 de janeiro de 2010

Doações

Nossa Biblioteca sempre contou com doações :
- muitos livros (de particulares, da comunidade, de editoras)
- material de papelaria (de particulares, da Biblioteca da Fiocruz)
- faixas, placas e etiquetas para identificação das prateleiras (sócios e amigos da Biblioteca)
- estantes (de particulares, do Cemarp, da Prefeitura)
- recebemos 1 bicicleta do Cemarp (em 2004) que foi rifada com o objetivo de comprar mais estantes, sempre necessárias.
- quando foi preciso alugar uma sala para o funcionamento da Biblioteca, contamos com a ajuda dos amigos da Biblioteca que, na ocasião, contribuíam mensalmente para pagar o aluguel e a luz.
A Biblioteca utiliza material de baixo custo, faz reaproveitamento de materiais já utilizados como fichas e envelopes.
- qualquer doação em dinheiro é imediatamente investida na compra de material de papelaria ou de livros novos, artigo raro e sempre muito bem-vindo numa biblioteca montada com doações de livros usados e geralmente velhos.

Gostaríamos de entrar em contato com outras bibliotecas para troca de livros repetidos, idéias, etc.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Amigos da Biblioteca

Nossa Biblioteca sempre contou com pessoas da comunidade que se apaixonaram pela idéia e deram a sua contribuição de varias formas.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cantinho das Crianças - o mais importante



Considero o "Cantinho das Crianças" o mais importante da nossa Biblioteca.

Quando nos apaixonamos desde cedo pelo livro e pela leitura, carregamos este maravilhoso vício o resto de nossas vidas. Tivemos a oportunidade de acompanhar o despertar de muitos leitores infantis que se tornaram contadores de histórias para seus irmãos e outras crianças menores.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Atividades Mensais




A "Hora do Conto":
A "Hora do Conto" acontece toda última terça-feira do mês às 16:00h. Neste encontro as voluntárias contam histórias, fazem roda de leitura ou de poesia com crianças de várias idades. Após o encontro oferecemos um lanche comunitário.Temos a intenção de tornar a "Hora do Conto" semanal, para que possa atingir um maior número de crianças.

Grupo de Estudo de Antroposofia:
A Biblioteca conta com um acervo sobre o assunto, doado pela Editora. Mensalmente é realizada uma reunião de estudos por um grupo de estudiosos do assunto.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Atividades da Biblioteca

A Biblioteca Comunitária da Região de Visconde de Mauá oferece aos seus usuários os seguintes itens:
- empréstimo de livros
- material para pesquisa de estudantes dos diversos níveis de estudo
- intercâmbio com a Biblioteca da Escola Estadual Antônio Quirino
- parceria com as diversas escolas da região
- parceria com o Centro Cultural Visconde de Mauá



domingo, 3 de janeiro de 2010

Um sonho realizado


Durante alguns anos morando em Visconde de Mauá, acalentei o sonho de montar uma biblioteca na região. Depois de cedido o local, a maior dificuldade era conseguir pessoas que se dispusessem voluntariamente a abri-la todos os dias da semana. Alguns amigos, entusiasmados com a idéia, se prontificaram a ajudar. Mas muitas vezes os sócios não tinham como devolver os livros e escolher outros. A ajuda da Prefeitura pagando 1 funcionária foi fundamental para que a nossa Biblioteca funcionasse plenamente, atendendo a todos das 8:00 às 16:00h.

Atualmente contamos com mais de 6.000 livros sobre diversos assuntos. O número de sócios já ultrapassou o número de 600 sócios e está sempre aumentando. É compensador ver moradores de todas as idades e ocupações usufruindo do nosso variado acervo.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Histórico




A Biblioteca comunitária da região de Visconde de Mauá foi fundada em 11 de dezembro de 2001 pela professora aposentada Celeste Takche Ferreira, moradora da região desde 1995, com um acervo particular inicial de 300 livros. Na ocasião contamos com o apoio financeiro e local cedido pelo Centro de Estudos da Micro-Bacia do Rio Preto (CEMARP). Em janeiro de 2003 tivemos que sair do Museu Bühler, devido ao término do contrato de aluguel. Todo o acervo foi levado para o "Galpão de Maringá" RJ, onde permanecemos por quase 1 ano, sempre contando com a ajuda dos voluntários. Depois nos mudamos para o "Casarão", espaço que nem chegamos a inaugurar. Tivemos então que levar todos os livros para casa, por não haver mais um local disponível. Assim permanecemos por muitos meses. Até que, depois de tantas e pesadíssimas mudanças, por sugestão de Vera Bühler(CEMARP), instalamo-nos em sala alugada no centro de Maringá RJ. Para pagar este aluguel contamos com a contribuição mensal e voluntária de alguns sócios. Desde dezembro de 2004 estamos funcionando na Escola Roberto Bühler em Maringá MG, local oferecido por Norma Bühler, que posteriormente passou a ser usado pela Prefeitura de Bocaina de Minas, abrigando a Secretaria de Turismo e de Meio Ambiente.

A partir de 2008 conseguimos, através da interferência do então Secretário de Turismo Paulo Costa, que a Prefeitura contratasse uma funcionária para cuidar da nossa Biblioteca. Foi escolhida uma pessoa da região, Edna Barbosa, que foi treinada e passou a abrir a Biblioteca diariamente e aos poucos aprendeu a manter a organização dos livros e atender os sócios com muita competência e capricho.

Recebemos também a doação de algumas estantes para acomodar os muitos livros doados. Em 2009, com a mudança de governo, foi escolhida para substituí-la outra moradora local, Sabrina, que já havia sido nossa primeira voluntária, quando da inauguração da Biblioteca.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Seja bem-vindo à nossa Biblioteca Comunitária


Equipe da Biblioteca Comunitária:
- Celeste Takche Ferreira (fundadora e responsável)
- Albino Soares de Souza Lima (voluntário)
- Estelle La Rocca (voluntária)
- Sabrina (atual funcionária)

Localização:
Escola Roberto Bühler, Maringá, MG
Tel: (24) 3387-1769