
A Biblioteca comunitária da região de Visconde de Mauá foi fundada em 11 de dezembro de 2001 pela professora aposentada Celeste Takche Ferreira, moradora da região desde 1995, com um acervo particular inicial de 300 livros. Na ocasião contamos com o apoio financeiro e local cedido pelo Centro de Estudos da Micro-Bacia do Rio Preto (CEMARP). Em janeiro de 2003 tivemos que sair do Museu Bühler, devido ao término do contrato de aluguel. Todo o acervo foi levado para o "Galpão de Maringá" RJ, onde permanecemos por quase 1 ano, sempre contando com a ajuda dos voluntários. Depois nos mudamos para o "Casarão", espaço que nem chegamos a inaugurar. Tivemos então que levar todos os livros para casa, por não haver mais um local disponível. Assim permanecemos por muitos meses. Até que, depois de tantas e pesadíssimas mudanças, por sugestão de Vera Bühler(CEMARP), instalamo-nos em sala alugada no centro de Maringá RJ. Para pagar este aluguel contamos com a contribuição mensal e voluntária de alguns sócios. Desde dezembro de 2004 estamos funcionando na Escola Roberto Bühler em Maringá MG, local oferecido por Norma Bühler, que posteriormente passou a ser usado pela Prefeitura de Bocaina de Minas, abrigando a Secretaria de Turismo e de Meio Ambiente.
A partir de 2008 conseguimos, através da interferência do então Secretário de Turismo Paulo Costa, que a Prefeitura contratasse uma funcionária para cuidar da nossa Biblioteca. Foi escolhida uma pessoa da região, Edna Barbosa, que foi treinada e passou a abrir a Biblioteca diariamente e aos poucos aprendeu a manter a organização dos livros e atender os sócios com muita competência e capricho.
Recebemos também a doação de algumas estantes para acomodar os muitos livros doados. Em 2009, com a mudança de governo, foi escolhida para substituí-la outra moradora local, Sabrina, que já havia sido nossa primeira voluntária, quando da inauguração da Biblioteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário